Teste de Existência
Analisar possível ocorrência de fraude a folha de pagamento através dos confrontos.
Last updated
Analisar possível ocorrência de fraude a folha de pagamento através dos confrontos.
Last updated
Descrição do Processo:
O processo consiste em conferir se os funcionários com salário líquido possuem evidências da sua existência, analisando possível ocorrência de fraude a folha de pagamento através dos confrontos do e-Social, arquivos de retorno bancário folha de pagamento e relação dos funcionários.
O tempo médio de execução é de, em média, 2 minutos.
cnpj: CNPJ da empresa referente aos arquivos que serão utilizados;
arquivoBase: Arquivo base com uma aba para o retorno bancário ("Retorno Bancário") e outra com o cadastro de funcionários ("Cadastro de Funcionários"), os nomes das abas são padrão. Este parâmetro é opcional, tanto para as abas quanto para o arquivo em si;
pastaArquivosAej: Pasta com os arquivos AEJ da empresa. Verificará o arquivo e captará apenas os que pussuem a mesma matriz que a informado no parâmetro "cnpj" e dentro da data inicial e final informada nos próximos parâmetros. Este parâmetro é opcional;
dataInicial: Data inicial para captação dos arquivos AEJs. Este é obrigatório quando o parâmetro "pastaArquivosAej" for preenchido;
dataFinal: Data final para captação dos arquivos AEJs. Este é obrigatório quando o parâmetro "pastaArquivosAej" for preenchido;
periodoApuracao: Período de apuração para pesquisa do e-Social no banco de dados;
planilhaRubricas: Caso não seja para pesquisar os eventos 1010 no banco de dados, informar arquivo rubricas resultado do robô "eSocial - Download Eventos eSocial".
pastaDestino: Pasta onde o resultado será salvo.
Nenhum dos caminhos de arquivos e pasta solicitados nos parâmetros iniciais pode conter caracteres especiais.
No arquivo base, as abas possuem nomes padrões: "Retorno Bancário" e "Cadastro de Funcionários", se não estiverem será ignorada a aba.
Na aba "Retorno Bancário", deve estar no padrão as colunas, sendo: Coluna B: Nome dos funcionários. Coluna C: CPF dos funcionários. Coluna D: Salário Líquido. Não deixar a coluna A em branco.
Na aba "Cadastro de Funcionários", precisa ser preenchido o GRID da suite fiscal "RH_TESTE_EXISTENCIAL".
As datas inicial e final precisam estar no formato "dd/MM/aaaa".
O período de apuração precisa estar no formato "MM/aaaa".
Para captação do e-Social, é necessário que os arquivos já estejam importados no banco. Este processo é feito pelo console do e-Social.
Caso informado o parâmetro "planilhaRubricas", ela não deverá ser modificada.
Caso deseje instruções sobre como realizar a execução de um teste, acesse a documentação anexada logo abaixo:
O resultado gerado será salvo na pasta destino informada nos parâmetros inicias com a seguinte nomenclatura: "(cnpj informado) - Teste de Existência.xlsx".
Devemos lembrar que muitos parâmetros são opcionais, caso não sejam informados o resultado não trará as informações dos mesmos. O resultado é constituído pelas abas:
Análise: Confronto das informações.
AEJ: Informações coletadas dos arquivos AEJ.
Cadastro: Informações coletadas do cadastro de funcionários, uma aba das abas do arquivo base.
Retorno bancário: Informações coletadas do retorno bancário, uma aba das abas do arquivo base.
Rubricas: Informações das rubricas encontradas no e-Social.